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Breve Histórico
A Escola para Formadores foi organizada por um grupo de docentes graduados no “Instituto di Psicologia” da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Alicerçados nos mesmos princípios, e seguindo em parte os conteúdos e metodologia do Instituto, planejaram as 4 etapas que compõem o curso. Cada etapa tem a duração de 5 semanas intensivas. (A 4ª etapa, inicialmente era destinada somente para exames conclusivos, com duração de poucos dias. Posteriormente ampliada para 15 dias e, atualmente, também com duração de cinco semanas). A Escola para Formadores teve início efetivo em 27 de dezembro de 1983, e funcionou em Porto Alegre no Colégio Santo Antônio, sito à Rua Luís de Camões, até 1989.
De 1989 a 1991, continuou funcionando concomitantemente em Porto Alegre e em São Paulo, no Colégio Cristo Rei, sito à Av Conselheiro Rodrigues Alves, 658. A partir de 1992, somente em São Paulo, onde continuou a até 2006 no mesmo endereço. A partir de 2007 passou a funcionar em sede própria à Rua Gandavo, 195, São Paulo SP. O período de funcionamento é de 02 de Janeiro a 31 de janeiro.
Organização
A Escola para Formadores é mantida pela Associação Transcender devidamente registrada nos órgãos públicos competentes. A Escola tem regimento próprio que prevê suas atividades e organização.
A Associação tem um corpo de associados que elege uma diretoria que administra as atividades referentes à própria Associação, bem como as demais atividades mantidas por ela. Todos os associados têm curso de Licenciatura e mestrado pelo Instituto de Psicologia da Universidade Gregoriana de Roma.
A maioria deles possui CRP (Conselho Regional de Psicologia), além de outros títulos acadêmicos.
Anualmente realiza-se a Assembléia onde são discutidos os diversos assuntos relativos à Associação e ao curso da Escola para Formadores, e o planejamento de atividades. A Associação se mantém com recursos próprios e provenientes de doações, contribuições e taxas pagas pelos participantes das atividades promovidas por ela. Não tem finalidade lucrativa. Nenhum membro recebe salário, exceto o pagamento por aulas durante a realização das etapas.
Metodologia
O curso da Escola para formadores está organizado em quatro etapas, sendo cada uma com duração de 5 semanas intensivas, e outras atividades (trabalhos e estágios durante o ano). Os cursos são ministrados em forma de seminários com participação ativa dos alunos.
Objetivo da Escola
Escola tem como objetivo preparar pessoas que sejam capazes de integrar as dimensões espirituais e psicológicas, prestando assim um serviço à vida religiosa no Brasil, nas atividades formativas e apostólicas pelas quais são ou serão responsáveis.
A dinâmica da Escola visa preparar a pessoa a fim de integrar melhor a sua vida, fazendo a experiência de um maior conhecimento de si mesma, ajudando-a a aceitar-se e a integrar em si os diferentes níveis da vida psíquica, internalizando os valores evangélicos; em segundo lugar, dá elementos para identificar problemas que poderiam dificultar a internalização dos valores: problemas de fé, moral e desenvolvimento. Oferece também às pessoas condições para individuar inconsistências centrais; individuar, mas não tratar problemas patológicos, em sua prática formativa.
Filosofia da Escola
A Escola orienta-se pela teoria da Autotranscendência na Consistência, teoria esta publicada em diversos livros pelo Pe. Luigi Rulla e colaboradores do Instituto de Psicologia da Universidade Gregoriana. Visa a integração das várias dimensões da Pessoa Humana, encarnada na realidade latino-americana, em comunhão com as diretrizes da Igreja no Brasil.
Estrutura
FORMAÇÃO PRÁTICA
Aos candidatos são oferecidos Encontros de Crescimento Vocacional, com um(a) dos(as) professores(as) da Escola, por um período suficientemente longo, devendo ser iniciado, ao menos um ano antes da formação teórica.
FORMAÇÃO TEÓRICA
A formação teórica no período intensivo é desenvolvida através de:
a) seminários e aulas expositivas durante um período, e estudo de aprofundamento no outro.
b) estudo e aprofundamento através de leituras orientadas.
DURAÇÃO
Os conteúdos são desenvolvidos em 4 etapas. As aulas são ministradas no período de férias, de 02 de janeiro até 31 de janeiro. Estas requerem freqüência obrigatória, bem como a participação em todas as aulas previstas para cada etapa.
Como Chegar?
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